AOS TRABALHADORES DA BOA VIAGEM

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

COMUNICADO AOS TRABALHADORES DA BOA VIAGEM
OUTUBRO DE 2017

TRABALHADORES REUNEM ANALISAM E DECIDEM

Os trabalhadores da Boa Viagem, reuniram em plenário, no dia 14 de outubro em Vila Franca de Xira, para análise da sua situação social, tendo considerado o seguinte:
- O seu salário de base aproximou-se, escandalosamente do salário mínimo nacional. Os 644 euros que auferem de salário de base são manifestamente insuficientes para compensar as responsabilidades atribuídas aos motoristas na sua atividade profissional.
- O trabalho suplementar que até à data servia para compensar o baixo salário de muitos trabalhadores também já não cumpre aquele objetivo porque se verifica, por um lado, uma generalizada insatisfação quanto ao valor da hora e, por outro porque muitos dos trabalhadores apresentam-se em estado de cansaço limite, resultado das consecutivas longas jornadas diárias de trabalho.

- Acresce ao referido, um estado de revolta face às atitudes discriminatórias, por parte da administração, na distribuição dos serviços, na distribuição do trabalho suplementar, mas sobretudo no incumprimento dos direitos dos trabalhadores constantes no Acordo de Empresa e no Contrato Coletivo de Trabalho.
Entenderam os trabalhadores que a solução para a sua situação, é apenas uma, a melhoria substancial do seu salário de base.
Neste sentido consideraram que o seu salário de base deve evoluir de forma progressiva até representar 1 vez e meia o salário mínimo nacional ou seja, ao longo de sucessivas atualizações deve ter o valor do salário mínimo acrescido de mais metade do valor daquele salário.
Para dar cumprimento a este objetivo, o sindicato deverá apresentar na próxima revisão salarial um aumento de 45,00 euros por trabalhador.
Considerando que a próxima revisão produz efeitos a 1 e julho de 2018, para além do presente comunicado, o sindicato propõe-se realizar mais plenários no sentido de consolidar esta proposta junto da maioria dos trabalhadores da Boa Viagem.
Este é o caminho para valorizar a profissão de motorista de serviços públicos pesado de passageiros que, tão maltratada tem sido por todas as entidades empregadoras deste país. Por isso o STRUP, sindicato maioritariamente representativo, está totalmente de acordo com esta proposta e apoiará a luta reivindicativa dos trabalhadores para alcançarem os seus objetivos.
UNIDOS, DETERMINADOS E COM O APOIO DO STRUP
É POSSIVEL ALCANÇAR RESULTADOS POSITIVOS

scroll back to top
Actualizado em Quinta, 19 Outubro 2017 08:43  
Faixa publicitária
Faixa publicitária

Autenticação


Faixa publicitária

Vamos ao Circo...

Faixa publicitária

..:: Protocolos STRUP ::..