É TEMPO DE AVANÇAR, DERROTAR A SUBCONCESSÃO/PRIVATIZAÇÃO E EXIGIR CUMPRIMENTO INTEGRAL DO A.E.
Sempre o afirmámos. A luta organizada dos trabalhadores é o factor determinante para derrotar a política dos roubos dos salários e dos direitos.
As pequenas e grandes lutas a que os Sindicatos da CGTP-IN deram corpo, desde sempre e com particular destaque para as dos últimos 4 anos, contribuíram para a derrota do governo que executava esta politica e deve levar os membros do Conselho de Administração a retirarem as respectivas consequências e a deixarem de “infernizar” a vida aos trabalhadores, fazendo o que já deviam ter feito há muito, demitirem-se.
Entretanto estamos a aguardar pela marcação de uma reunião, já pedida ao C.A., para tratar de questões muito concretas, relacionadas com:
- a forma completamente irregular, como está a ser feita a organização dos tempos de trabalho no tráfego na Carris;
- as condições de trabalho na CarrisTur;
- a melhoria das condições de trabalho, quer ao nível da higiene quer da segurança na CarrisBus;
LP’s NA CARRIS - NÃO ESTAMOS DERROTADOS
Como afirmámos no último comunicado, apesar da decisão, de clara natureza política do Tribunal da Relação, que considerou nulo este direito, face ao que dispõe o Código de Trabalho, esta não é questão arrumada. De facto nas reuniões que tivemos com os grupos parlamentares do PCP, do PEV e do BE, para além do compromisso da reversão/anulação do processo de subconcessão/ privatização da Carris e do Metro, também houve o compromisso de revisão das normas gravosas do Código de Trabalho, onde caindo o regime de imperatividades existente, também cairá a nulidade desta cláusula.
No entanto entendemos que também aqui continuará a ser determinante a disponibilidade de luta dos trabalhadores, para todos condicionarmos, a evolução dos acontecimentos e com isto determinar que na nova maioria existente na Assembleia da República, todos dão concretização aos compromissos assumidos.
DIA 27 ÀS 10 H NA A.R. DISCUSSÃO DA REVERSÃO DA SUBCONCESSÃO/PRIVATIZAÇÃO DA CARRIS E DO METRO
Na reunião realizada, com os grupos parlamentares do PCP e o PEV fomos informados que tinham entregue este projecto-resolução. Dado que será discutido no próximo dia 27/11, APELAMOS A PRESENÇA DE TODOS OS TRABALHADORES DISPONÍVEIS DA CARRIS, CARRISBUS E CARRISTUR, PARA ASSISTIREM NA A.R, A ESTA DISCUSSÃO.
DIA 28 (SABADO), 15 HORAS EM BELÉM – TODOS Á RUA!
Porque os problemas concretos com os trabalhadores da Carris, da CarrisBus e CarrisTur, se debatem, como os roubos nos salários e nos direitos, incluindo os LP’s, a evolução profissional, o pagamento dos feriados e trabalho extra, têm ligação direta à clarificação da situação politica e à exigência do respeito pela vontade de mudança e de rompimento com a politica de direita, expressada nas eleições do passado dia 4/10, apelamos à presença de todos no DIA 28, SABADO, PELAS 15 HORAS EM BELÉM, JUNTO AO PALÁCIO DA PRESIDENCIA DA REPUBLICA para exigir que o Presidente da República respeite a Constituição, a vontade de mudança manifestada nas eleições legislativas e dê sequência imediata à solução governativa já apresentada, que resulta da maioria dos deputados da Assembleia da República.
A LUTA CONTINUA CONTRA A PRIVATIZAÇÃO/CONCESSÃO E PELA SALVAGUARDA DO A.E.!
23/11/2015
