Entrada Quem Somos Caracterização

"NOVO SINDICATO, NOVA DINÂMICA"

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

A criação de um novo Sindicato de âmbito geográfico nacional, e o fechar de um ciclo que teve a sua época, cuja forma organizativa era a existência de Sindicatos Distritais e Pluridistritais.

Estes Sindicatos entretantos extintos, estiveram sempre na primeira linha da luta pela defesa dos trabalhadores, dos quais muito nos orgulhamos.

O novo ciclo que agora se abre, com este novo Sindicato, dá continuidade à rica experiência organizativa anterior, que se pretende ainda mais forte e interventiva, onde todos os trabalhadores possam participar de Norte a Sul do País - um poderoso Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Transportes.
Com uma Direcção Nacional eleita composta por Homens e Mulheres, trabalhadores do Sector de Transportes Rodoviários e Urbanos de várias empresas e profissões que se dispõem, de forma empenhada, a dar o seu melhor na defesa dos trabalhadores. O nosso lema é: Firmeza nos princípios, Pela Solidariedade e Unidade na Acção, Na defesa da Causa dos Trabalhadores.

Temos plena consciência que os tempos que se vivem são deveras adversos aos trabalhadores. As políticas de direita seguidas por vários governos e continuadas pelo governo do PS têm provocado sérios prejuízos aos trabalhadores. Mais recentemente confrontados com o recente empossado governo de coligação PSD/CDS-PP e o seu claro compromisso com o capital, com a banca, com os empresários se fiéis seguidores da ideologia dominante.
Num claro compromisso de submissão ao acordo com a Troika, a dinamização e agravamento já assumido pelo actual governo “empurrando” o país para mais miséria e desemprego.  

São as alterações às leis do trabalho, cujo código do trabalho veio, entre outras consequências, possibilitar a caducidade dos contratos colectivos, reduzir importantes direitos e fragilizar a defesa dos trabalhadores perante as entidades patronais.

É o ataque à Segurança Social, tendo as recentes alterações à lei aumentado a idade de reforma e reduzido as pensões, aumenta-se as taxas moderadoras na saúde, encerra-se escolas e centros de saúde, privatizam-se serviços públicos essenciais ao bem estar das populações, aumenta-se as desigualdades através da concentração da riqueza.

É por estarmos conscientes da realidade que nos dispomos a intervir. Intervir na melhoria da organização sindical, criando condições para melhor se poder lutar e defender os direitos dos trabalhadores, o que passa por: aumento da sindicalização, eleição de delegados sindicais, na melhoria da organização sindical nas empresas, participação dos trabalhadores em toda a actividade sindical.
Na defesa da contratação colectiva, pela melhoria dos salários, pelo trabalho com vínculo efectivo, contra a precariedade, pelo direito à saúde, Higiene e Segurança no Trabalho, pelo cumprimento das leis dos contratos colectivos nas empresas.

Participar também nas lutas mais gerais promovidas pela CGTP-IN, na defesa da Segurança Social Pública, Universal e Solidária, pelo direito à saúde e ensino, pela defesa dos serviços públicos, por uma maior justiça na distribuição da riqueza, reduzindo as grandes desigualdades existentes no país.
Articularemos o nosso trabalho com as Comissões de Trabalhadores nas várias empresas do sector de forma a um trabalho conjunto na defesa dos trabalhadores.

Propomo-nos criar uma organização de reformados que tenha uma acção interventiva na defesa dos trabalhadores reformados em articulação com a Inter-Reformados.

Propomo-nos responder às necessidades de formação sindical desde a elementar à específica, apetrechando delegados e dirigentes dos meios formativos necessários à melhoria da actividade sindical e dar igual formação relativamente à formação profissional dos funcionários e colaboradores da organização mas particularmente responder às necessidades dos trabalhadores do sector quer quanto à formação inicial para acesso à actividade como por exemplo na área das mercadorias perigosas, quer quanto à formação de actualização para a renovação dos respectivos certificados da aptidão profissional.

Empenhámo-nos na criação da grande Federação dos Sindicatos de Transportes que envolva os Transportes Rodoviários e Urbanos, Aéreos e Aeroportos, Ferroviários, Marítimos e Fluviais, tendo como objectivo fomentar a Unidade dos Trabalhadores e Fortalecer o Sindicato de Transportes.
Somos uma grande equipa em número e vontade, que em conjunto com todos os trabalhadores nos propomos lutar pelos direitos laborais e por serviços públicos de transportes ao serviço das populações e do país.


scroll back to top
 
Faixa publicitária

Autenticação


Faixa publicitária

.:: ALTERAÇÃO MORADA SEDE ::.

Av. Álvares Cabral, nº 21, 1250-015 lisboa

..:: Protocolos STRUP ::..