PONTO DE SITUAÇÃO DAS NEGOCIAÇÕES DO CCTV ENTRE O STRUP E A ANTROP

Decorreu no dia 30 de Abril de 2019, mais uma reunião de negociações entre o STRUP e a ANTROP, no âmbito do processo de revisão do CCTV cuja vigência terminou no dia 28 de Fevereiro de 2019.

Considerando o já longo processo, o STRUP, apresentou à ANTROP, uma proposta para acordo que melhora a massa salarial de todos os trabalhadores abrangidos pelo novo CCTV, corrige algumas situações de injustiça que ainda sobreviviam à portaria regulamentadora de trabalho, melhora alguns direitos e garante a manutenção de outros num futuro próximo.

Somos o sindicato mais representativo dos trabalhadores de transportes rodoviários e urbanos de Portugal e estamos mais preocupados com os interesses dos nossos associados em particular, e de todos os trabalhadores em geral, e nesses termos, preferimos explicar aos trabalhadores o que fazemos, e porque fazemos, do que perdermos tempo com aqueles que escondem as suas incapacidades falando mal de tudo e de todos.

Fazem-nos lembrar uns pássaros que não fazem qualquer ninho mas acabam sempre por os ovos nos ninhos que os outros fizeram.

A NOSSA PROPOSTA – O NOSSO TRABALHO

TABELA SALARIAL – 1de Fevereiro de 2019………………………………………...................………..………675,00

TABELA SALARIAL – 1 de Janeiro de 2020……………………………………………..............……..…..…….700,00

DIUTURNIDADES (passam a integrar a tabela salarial)…………….…………………..….......................…….14,50

AGENTE ÚNICO (integração de 1/5 por ano com incidência no valo hora e aplicável a todos os motoristas sem excepção)

Subsídio de refeição – 2019 …………………………………………………………………………..........…………3,60

                                  - 2020 …………………………………………………………………..........…………………4,20

                                  - 2021……………………………………………………………………………..........……… 5,00

 1ª Refeição Deslocada………………………..............................….  (não acumulada subsídio de refeição) 10,00

1ª Refeição Penalizada………………….….........................…………. (não acumulada subsídio de refeição) 5,80    

2º Refeição deslocada……………………………….……(acumula ou com o subsídio de refeição ou com a primeira refeição deslocada ou com a primeira refeição penalizada)…..................................................................….. 7,00

2ª Refeição Penalizada ……………………………………………………………….......…………………………..2,20

Ajuda Custo Nacional ………………………………………………………………….......………………………..55,00

Ajuda Custo Internacional…………………………………………………………………….........……………… 75,00

ORGANIZAÇÃO DOS TEMPOS DE TRABALHO

- Eliminação do ponto nº3 da clausula 20ª do atual CCTV que tem permitido estabelecer intervalos de duração superior a 3 horas;

- Redução dos atuais intervalos existentes superiores a 3 horas, num período máximo de 21 meses até ao limite da duração geral de 3 horas

INTEGRAÇÃO DAS DIUTURNIDADES

Para integrar as diuturnidades na tabela salarial vão ser criados 7 grupos de motoristas cujos valores da tabela salarial, vão variar entre os trabalhadores motoristas que não têm nenhuma diuturnidade, e os trabalhadores motoristas que têm 6 diuturnidades. A principal e obvia vantagem é que esta rubrica será sempre atualizada em simultâneo com a atualização da tabela salarial o que até hoje poderia não acontecer.

AGENTE ÚNICO

A sua integração na tabela salarial será feita a 5anos. Em cada ano serão integrados 5% do respetivo subsidio que farão parte integrante da tabela salarial e produzem efeitos no valor da hora normal de trabalho. O remanescente será regressivamente pago no valor de 20%, 15%, 10%, e 5% pelo mínimo de 8 horas de trabalho prestado naquela qualidade até à sua integração total. Ao contrário da contrainformação que tem circulado, esta medida aplicada a todos os motoristas sem excepção é muito positiva e garante em definitivo um direito, que face às ultimas evoluções verificadas no mercado dos transportes, poderia não ser tão vitalício como muitos o apregoam.

DIA DE ANIVERSÁRIO

Fica definitivamente garantido como falta justificada com vencimento o gozo do dia de aniversário de todos os trabalhadores.

ESCALAS DE SERVIÇO

Compromisso de relativamente aos serviços ocasionais, informarem os trabalhadores com 11 horas antes de terminarem o seu dia normal de trabalho, o serviço do dia seguinte. Relativamente aos serviços normais, com a máxima antecedência possível, para além do mínimo previsto no CCTV.  

FOLGAS ROTATIVAS

Implementação de um sistema de folgas rotativas de forma a permitir que todos os trabalhadores possam com alguma regularidade ter folgas ao fim de semana que lhes permita o convívio com a família.

NOTA FINAL:

O STRUP, aguarda que a ANTROP responda de forma positiva a esta proposta, que apenas contém, neste momento, dois pontos que ainda não estão definitivamente acordados, as tabelas salariais (675,00 ; 700,00) respetivamente

3 de Maio de 2019

powered by social2s