A TODOS OS TRABALHADORES DOS TRANSPORTES RODOVIÁRIOS E URBANOS
- Detalhes
Quando um Homem Quiser
numa cama de chuva com lençóis feitos de vento
tu que tens o Natal da solidão, do sofrimento
és meu irmão, amigo, és meu irmão
E tu que dormes só o pesadelo do ciúme
numa cama de raiva com lençóis feitos de lume
e sofres o Natal da solidão sem um queixume
és meu irmão, amigo, és meu irmão
Natal é em Dezembro
mas em Maio pode ser
Natal é em Setembro
é quando um homem quiser
Natal é quando nasce
uma vida a amanhecer
Natal é sempre o fruto
que há no ventre da mulher
Tu que inventas ternura e brinquedos para dar
tu que inventas bonecas e comboios de luar
e mentes ao teu filho por não os poderes comprar
és meu irmão, amigo, és meu irmão
E tu que vês na montra a tua fome que eu não sei
fatias de tristeza em cada alegre bolo-rei
pões um sabor amargo em cada doce que eu comprei
és meu irmão, amigo, és meu irmão
Ary dos Santos, in 'As Palavras das Cantigas'
AOS TRABALHADORES DA RODOVIÁRIA DE LISBOA
- Detalhes
Condições de Vida e Trabalho na RL
A intervenção na defesa das melhores condições de vida e trabalho dos trabalhadores é um compromisso que numa situação normal é exercida pelas Comissões de Trabalhadores, e a estas normalmente é exigido o que realmente é o seu âmbito de ação. Há alguns anos a esta parte, por força do carinho demonstrado a alguns, são esses mesmos que são chamados a fazer acordos por debaixo da mesa, assumindo um compromisso que não é o seu, aliás, é mesmo fora das suas competências. Enquanto isso, as condições nos locais de trabalho dos trabalhadores degradam-se! O STRUP / FECTRANS assumiu a negociação, num processo que visa essencialmente, encontrar soluções que possam resolver e eliminar as diferenças entre trabalhadores, estamos a construir propostas para levar aos trabalhadores de forma a que sejam tratados todos/as por igual.
REUNIÃO SINDICATOS COM TST EM 26.11.2019
- Detalhes
INFORMAÇÃO AOS TRABALHADORES DA TST
Realizou-se, ontem, dia 26 de novembro de 2019, uma reunião com a administração da Transportes Sul do Tejo.
Para além das organizações sindicais (FECTRANS, SITRA e SNM), foi apresentado um novo membro desta administração, o Dr. Sérgio Soares que apresentou aos sindicatos um projecto de plano para um normal funcionamento da área da manutenção.
Relativamente ao objecto principal da reunião, as reivindicações dos trabalhadores, transitadas para o período pós-férias e a negociação de um instrumento de regulação colectiva de trabalho, ficou visto entre as partes, que nesta fase assume prioridade na negociação, um núcleo restrito de matérias, entre as quais, os salários.
Pelo facto de, nesta reunião, não ter sido nada concretizado, e até que tal aconteça, daremos conhecimento aos trabalhadores, na devida altura, mais concreto, sobre as propostas da empresa e também dos sindicatos.
Considerando que a administração declarou a necessidade de alguma celeridade no presente processo, ficou marcada nova reunião para o próximo dia 5 e dezembro de 2019, às 15,00 horas.
Ponto de situação revisão AE SCOTTURB FECTRANS
- Detalhes
AE SCOTTURB FECTRANS
Ponto de situação revisão AE SCOTTURB FECTRANS
A FECTRANS, de acordo com o compromisso que assumiu com os representantes da SCOTTURB na DGERT do Ministério de Trabalho, enviou a proposta de revisão do Acordo de Empresa que se aplica à maioria dos trabalhadores. A proposta de valorização das condições de vida e trabalho é para todos os trabalhadores, e não para determinadas categorias. Esta organização representa todos e todas por igual, não escolhemos uns em detrimento de outros. Aliás, o trabalho de intervenção do STRUP/FECTRANS tem sido continuado, independentemente da estratégia levada a cabo pela Gerência.Tendo em conta que havia sido concluído um processo de revisão do Contrato Coletivo aplicado à generalidade dos trabalhadores do Setor de Transportes de Passageiros, a revisão do AE SCOTTURB deveria acompanhar algumas matérias. A empresa resolveu pelo caminho mais fácil!
FECTRANS E ADMINISTRAÇÃO DA EVA REÚNEM
- Detalhes
AOS TRABALHADORES DA EVA TRANSPORTES
No passado dia 21, a FECTRANS e a administração da EVA, reuniu pela terceira vês este ano com vista à revisão do AE em vigor na EVA Transportes SA. Tal como já tínhamos informado os trabalhadores anteriormente, na segunda ronda negocial a empresa apenas propunha um aumento no salário base de apenas 10€ e 0,50€ nas diuturnidades. Nesta reunião, a Administração da Empresa, manteve a proposta feita anteriormente e propôs uma nova revisão para meados de 2020.