AOS TRABALHADORES DO SECTOR DE TRANSPORTES RODOVIÁRIOS E URBANOS
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Quando um Homem Quiser
Tu que dormes à noite na calçada do relento
numa cama de chuva com lençóis feitos de vento
tu que tens o Natal da solidão, do sofrimento
és meu irmão, amigo, és meu irmão
E tu que dormes só o pesadelo do ciúme
numa cama de raiva com lençóis feitos de lume
e sofres o Natal da solidão sem um queixume
és meu irmão, amigo, és meu irmão
Natal é em Dezembro
mas em Maio pode ser
Natal é em Setembro
é quando um homem quiser
Natal é quando nasce
uma vida a amanhecer
Natal é sempre o fruto
que há no ventre da mulher
Tu que inventas ternura e brinquedos para dar
tu que inventas bonecas e comboios de luar
e mentes ao teu filho por não os poderes comprar
és meu irmão, amigo, és meu irmão
E tu que vês na montra a tua fome que eu não sei
fatias de tristeza em cada alegre bolo-rei
pões um sabor amargo em cada doce que eu comprei
és meu irmão, amigo, és meu irmão
Ary dos Santos, in 'As Palavras das Cantigas'
AOS PARCEIROS E TRABALHADORES DOS TVDE
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BALANÇO DO TRABALHO DESENVOLVIDO
Caros parceiros e trabalhadores motoristas dos TVDE
Importa dar conhecimento a todos vós, do trabalho entretanto desenvolvido pelo grupo de trabalho, designado em sessão plenária, para a execução das suas orientações.
Após a segunda reunião plenária, para além dos contributos dos seus participantes na melhoria dos argumentos de defesa das reivindicações constantes do caderno reivindicativo, foram reforçados todos os pedidos de audiência, a todas as entidades com responsabilidade nesta actividade e inclusivamente programadas 4 deslocações, à Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), ao Instituto de Mobilidade de Transportes (IMT), ao Ministério das Infraestruturas de Portugal e ao Ministério que tutela esta actividade, do Ambiente e Ação Climática.
O Grupo de trabalho realizou segunda reunião no AMT no passado dia 9 de dezembro, tendo feito entrega de um dossier contendo dados para que este organismo possa regular os custos da actidade. Foi também feito um balanço geral de todas as situações que no nosso entender devem ser corrigidas no que respeita à regulação tarifária. Este organismo deu indicações claras de considerar a actual situação, no âmbito da concorrência desleal e nesse sentido apresentar junto da Autoridade correspondente um trabalho demonstrativo de tais ocorrências.
AOS TRABALHADORES DO SETOR PRIVADO DE PASSAGEIROS
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REUNIÃO STRUP / ANTROP
Em resposta à proposta de revisão do CCTV do Setor Privado de Passageiros, a ANTROP não acolheu as dificuldades dos trabalhadores.
A delegação do STRUP confrontou a ANTROP com a necessidade da valorização da matéria retributiva, recusando firmemente ser apanhados pelo aumento do Salário Mínimo Nacional de 30€. Esta Associação Patronal não construiu soluções junto dos seus associados nas empresas, por forma a que a matéria retributiva fosse mantendo esse distanciamento. A ANTROP transmitiu que não irá assumir qualquer valorização nas matérias retributivas para além do que o próprio CCTV já obriga. A manter-se, este será o caminho para a luta dos trabalhadores!
A atualização salarial será apurada pela inflação apurada, acrescida de 0,25%, a atualização do subsídio de refeição para 5€, e a aplicação das 3h* à generalidade dos trabalhadores (* sobre aquelas empresas que ainda tinham períodos superiores). E isto leva a que o SMN seja cada vez mais aplicado a mais trabalhadores!
AOS TRABALHADORES DO SECTOR DO TÁXI
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SOLUÇÕES PARA O SECTOR DO TÁXI
Ao longo de muitos anos a intervenção sindical tem-se centrado na necessidade de criar condições condignas no trabalho e valorização dos salários e dignicação da prossão.
Por falta de scalização das entidades competentes, foi-se introduzindo regras de prestação de trabalho, que não respeitam a legislação e a contratação colectiva, que agora no quadro pandémico em que vivemos deixou os trabalhadores desprotegidos, estando milhares a atravessar enormes diculdades.
Todas estas práticas, associadas à rendição dos governos relativamente aos grupos multinacionais que começaram a operar em Portugal e que criaram uma concorrência desleal e com a redução de procura actual, o sector do táxi encontra- se num quadro de degradação, para o qual o Governo tem que se denir acerca do que quer. Se salvar o sector, ou o deixar afundar com a perda de milhares de postos de trabalho, destruindo assim a vida de muitos trabalhadores e pequenos e médios empresários.
CARTA ABERTA AO C.A. CARRIS
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Carta Aberta ao Conselho de Administração da Carris
A S S I M, N Ã O!
O tempo que vivemos justifica e exige, o reforço da proteção da saúde dos trabalhadores da Carris,
contra o Covid19. Esta é uma questão que requer a união de esforços contra uma pandemia, que
preocupa e instabiliza as pessoas, as famílias, as empresas e o País.
Tal facto implica que não fiquemos pela constatação dos problemas. É preciso ir mais longe na reflexão
e na ação. Mais do que remediar a jusante é necessário prevenir a montante.
Neste sentido o STRUP tem vindo a apresentar um conjunto de propostas ao C.A., com a consciência
que não são as únicas, mas com a convicção de que associadas a outras, podem contribuir para
aumentar os níveis de Segurança e Saúde no Trabalho e proteger os trabalhadores.